A partir de hoje, os motociclos passam a poder circular em faixas Bus de algumas zonas da cidade do Porto. Um projeto piloto que merece a contestação de taxistas e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto.
Trata-se de um projeto piloto que será testado durante ano e meio apenas na cidade do Porto, mas a ideia é alargar a medida a outras cidades.
A alteração é permitida pelo código da estrada desde janeira, já tinha sido anunciada pela Câmara do Porto, mas promete polémica.
Ricardo Cunha, da comissão de trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) considera que esta decisão não tem sentido e aumenta o risco de acidentes.
Um risco que também leva Florêncio Almeida, da Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (Antral), que representa os taxistas, a contestar a medida da autarquia portuense.
Apesar da polémica, a vereadora da mobilidade, Cristina Pimentel, reafirma que tudo será feito com segurança e sem atrapalhar a velocidade dos táxis e dos autocarros, até porque a mudança vai ser monotorizada.
Este projeto piloto vai arrancar numa primeira fase em 14 ruas do centro da cidade do Porto.