A explosão que se fez sentir numa zona do sudoeste de França, quando um caça rompeu a barreira de som, para chegar mais rápido, provocou surpresa e incerteza.
Segundo a France Press, os serviços de informações da Aeronáutica francesa explicaram que um Rafale da base de Mont-de-Marsan, no sudoeste do país, provocou confusão entre a população ao passar a barreira do som, causando um significativo estrondo, para auxiliar um Boeing que tinha o sistema de comunicações avariado, um tipo de assistência que, segundo a fonte, é relativamente frequente.
Embora o caça Rafale estivesse a cerca de 10 mil metros do solo, no momento em que superou a barreira do som, a altura não impediu que o barulho, parecido com o de uma explosão, se ouvisse desde a região de Bordéus até Rochelle, segundo os testemunhos recolhidos pelos bombeiros.
O caça posicionou-se - de acordo com os protocolos estabelecidos para estas operações - no lado esquerdo do avião da United Airlines, até este ter as suas comunicações via rádio reestabelecidas e retomar a rota, da qual já havia se afastado.