Desporto

Lopetegui a caminho do banco do FC Porto

Julen Lopetegui Reuters

O escolhido por Pinto da Costa para treinar os "azuis e brancos", o ataque do selecionador da Dinamarca a José Mourinho e a saída de Vitor Pereira do Al Ahli, são assuntos da revista de imprensa desportiva.

O espanhol Julen Lopetegui é o protagonista nos diários desportivos. Ontem, foi apontado em Espanha como o próximo treinador do FC Porto.

Lopetegui tem no seu currículo, como treinador, dois campeonatos da europa pela seleção espanhola nas categorias sub-19 e sub-21. Antes de orientar as seleções jovens teve duas experiências em escalões secundários no Rayo Vallecano e na equipa B do Real Madrid.

O Jornal O Jogo colocou na primeira página uma citação de Lopetegui, «de futebol só falo eu, só mando eu, só organizo eu».

Vão sendo conhecidos alguns dos nomes escolhidos por Paulo Bento para a pré-convocatória do Mundial. O próprio selecionador já tinha revelado o nome de Quaresma e hoje os jornais acrescentam mais dez futebolistas, seis ligados ao Sporting e quatro ao Benfica.

Rui Patrício, Cédric, William Carvalho, Adrien, André Martins e João Mário, que esteve emprestado ao Vitória de Setúbal, são os sportinguistas escolhidos. Do Benfica, Paulo Bento incluiu na pré-convocatória André Almeida, André Gomes, Rúben Amorim e Ivan Cavaleiro.

Ontem, também se ficou a saber que o defesa central do Vitória de Guimarães, Paulo Oliveira faz parte da extensa lista de Paulo Bento que mais tarde será reduzida a 23 nomes.

Markovic fica hoje a saber se pode jogar a final de Turim. O Benfica alega que o sérvio foi vítima de um engano do árbirtro e pediu a sua despenalização. Markovic foi expulso durante o jogo com a Juventus em Turim já depois de ter sido substituído. Mas na confusão que se gerou entre os dois bancos de suplentes terá estado envolvido o guarda-redes Artur.

O Comité de Disciplina da UEFA confirmou que irá reunir-se hoje para apreciar a reclamação do Benfica. Se Markovic for despenalizado é muito provável que Artur fique impedido de participar na final da Liga Europa.

Vítor Pereira já não é treinador do Al Ahli. O português cumpriu apenas o primeiro de dois anos de contrato com o clube saudita. O Al Ahli ficou em terceiro no campeonato e perdeu a final da Taça, na última quinta-feira, por 3-0.

Vítor Pereira ainda não revelou as razões para a sua saída mas segundo o presidente do Al Ahli, o treinador apresentou «razões familiares» para deixar o clube.

O selecionador da Dinamarca atacou o estilo de jogo do Chelsea e considera Mourinho «um perigo para o futebol». Morten Olsen prevê que se muitos copiarem as táticas do treinador português «o futebol morrerá» porque «seria muito aborrecido».

Embora considere aceitável algum calculismo, Olsen defende que as equipas devem ter um «plano de ataque continuado» como faz Guardiola e a seleção da Dinamarca.