O PS afirmou que a economia portuguesa está a «caminho da estagnação», apontando alguns indicadores do primeiro trimestre como os dados do desemprego hoje divulgados, e manifestou-se preocupado com um eventual novo aumento de impostos.
Para o socialista Pedro Marques, a maioria do Governo poderá considerar como «muito positivos» os dados hoje divulgados sobre o desemprego, mas considerou que essas afirmações estarão «longe da realidade» e que os «indicadores são preocupantes e a economia está a caminho da estagnação».
«A verdade é que o emprego caiu em mais de 40 mil postos de trabalho no primeiro trimestre em relação ao final do ano passado e a redução da taxa de desemprego a que se referirão certamente os partidos da maioria tem apenas uma explicação: uma queda brutal da população ativa», argumentou, em declarações aos jornalistas no parlamento.
O deputado referiu haver «mais 60 mil pessoas, que infelizmente deixaram de procurar trabalho ou emigraram apenas num trimestre».
O Instituto Nacional de Estatística (INE) estimou hoje que a taxa de desemprego em Portugal foi de 15,1% no primeiro trimestre, 2,4 pontos percentuais abaixo do mesmo período de 2013 e menos 0,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior.