O tricampeão de Fórmula 1 Jack Brabham morreu de doença prolongada, aos 88 anos, informaram hoje a família e a federação automóvel australiana.
«É um dia muito triste para todos nós. O meu pai morreu serenamente em casa, aos 88 anos, esta manhã», disse David Brabham, em comunicado.
«Ele viveu uma vida incrível, alcançando mais do que alguma vez alguém poderia sonhar, e irá continuar a viver através do enorme legado que deixa», acrescentou.
Já a federação automóvel australiana (Australian Grand Prix Corporation) disse que Brabham morreu após doença prolongada. «Ele estava a travar uma longa batalha com uma doença hepática», disse um responsável da federação à AFP.
Jack Brabham foi três vezes campeão do mundo e uma dessas vitórias foi obtida empurrando o carro com as mãos até à meta.
[youtube:5FXgBbxsE6Q]
Em 1959, no grande prémio dos Estados Unidos, Jack brabham protagonizou um dos episódios mais surpreendentes da história da formula 1. A 800 metros da meta o combustível acabou e o carro imobilizou-se a cerca de cem metros da linha de chegada.
O piloto australiano saltou do cockpit e empurrou o seu cooper com as próprias mãos. Terminou a corrida no quarto lugar, uma classificação que garantiu o primeiro título de campeão do mundo para um piloto australiano.
Jack Brabham seria campeão do mundo mais duas vezes, em 1960 e 1966. O último teve uma particularidade: Jack Brabham pilotou nesse ano um carro da sua própria escuderia. A equipa Brabham ganhou também o título de construtores, um feito que se repetiria em 1967.
[youtube:pFEZcwzQ_Is]
Ao longo de uma carreira de 15 anos, Jack Brabham participou em 126 grandes prémios, ganhou 14 e subiu ao pódio 31 vezes.