Saúde

Bastonário da Ordem dos Médicos admite corte de relações com Ministério

José Manuel Silva Global Imagens/Pedro Rocha

Em causa está o projeto do Código de Ética. O bastonário da Ordem dos Médicos diz à TSF que está nas mãos do Governo travar este processo.

José Manuel Silva admite cortar relações com o Ministério da Saúde, caso a tutela não altere a proposta do Código de Ética, que o bastonário da Ordem dos Médicos diz ser um código de mordaça.

De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, a iniciativa de suspender relações partiu do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, que vai debater este tema na próxima reunião do Conselho Nacional Executivo.

Entre as muitas medidas contestadas no projeto do Código de Ética, encontram-se a probição de denunciar falhas no Serviço Nacional da Saúde ou situações que possam colocar em causa a imagem da instituição.

Ouvido pela TSF, José Manuel Silva diz que, neste momento, todos os cenários estão em cima da mesa e sublinha que está nas mãos do Governo travar este processo.

Ontem, a secção sul da Ordem dos Médicos emitiu um comunicado no qual repudia a intenção do Governo de impedir os profissionais de saúde de falarem publicamente sobre o que se passa nos seus locais de trabalho e prometeu apoiar quem denuncie situações prejudiciais para os doentes.

A proposta que visa suspender as relações entre a Ordem dos Médicos e o Ministério da Saúde será discutida e votada na reunião do conselho nacional da Ordem, na próxima quinta-feira, dia 29 de maio.