É lançada esta quarta feira uma plataforma de comércio eletrónico solidário, em que o utilizador pode comprar ou vender artigos, novos ou usados, revertendo parte da receita para uma instituição de solidariedade.
A ideia partiu de um grupo de jovens de Braga que pretende, através do comércio eletrónico, ajudar as organizações sem fins lucrativos a encontrar novas formas de angariação de fundos.
«Somos uma espécie de canivete suíço de angariação de fundos para as organizações sem fins lucrativos, ou seja, fornecemos várias ferramentas que lhes permitem angariar fundos de outras formas para além das convencionais», explicou à TSF Marco Barbosa.
Para além da compra e venda de artigos que destinam parte da receita a instituições sociais, o site disponibiliza ainda um espaço destinado a leilões solidários, encontrando-se já a decorrer o primeiro, da bola do jogo Benfica-Olhanense que sagrou o clube da Luz campeão nacional 2013/2014, que foi entregue à associação O Mundo da Carolina, cuja licitação começou em 1 euro e já ultrapassou os 700 euros.
Um estudo de mercado realizado antes do lançamento da plataforma veio dar força à ideia deste grupo de empreendedores.
«Pudemos concluir que perante dois produtos iguais e com o mesmo preço 83% das pessoas escolhe aquele que faz reverter parte da receita para uma organização. E dessas, metade não se importa até de pagar mais por esse produto porque está, assim, a apoiar uma causa», acrescentou Marco Barbosa.
A plataforma arrancou com mil vendas ativas e 700 utilizadores registados.