Política

Europeias: PS introduz novo rumo na tradicional descida da baixa de Lisboa

O PS juntou hoje muitos apoiantes na baixa lisboeta, numa ação que introduziu um «novo rumo» em direção ao Rossio e em que os socialistas se cruzaram com dezenas de adeptos madrilenos, sobretudo do Atlético.

Ao contrário do que faz o PS há mais de 30 anos, nesta campanha europeia os socialistas contornaram a Rua do Carmo, descendo as ruas Garrett e a Nova do Almada antes de chegarem ao Rossio pela Rua Augusta.

Uma mudança de rumo que, segundo fonte socialista, visou aproximar mais os militantes e simpatizantes do PS do local do comício do final desta tarde, que se realizará no Cinema São Jorge, a meio da Avenida da Liberdade.

Na primeira fila da descida, estiveram sempre o secretário-geral do PS, António José Seguro, o cabeça de lista às europeias, Francisco Assis, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, a presidente do PS, Maria de Belém, e o ex-líder socialista e atual vice-presidente da Assembleia da República Ferro Rodrigues.

Ainda na fila da frente, estiveram sempre ao lado de Seguro e Assis dois históricos deste partido: O ex-candidato presidencial Manuel Alegre e o presidente honorário do PS, Almeida Santos.

Em conversa com os jornalistas, o secretário-geral do PS apelou ao voto nas europeias de domingo, enaltecendo a «onda de esperança» que diz sentir nos portugueses pelo projeto do PS.

Seguro fez um apelo ao voto de «todos os portugueses» no domingo, demonstrando confiança na votação do PS, mas alertando que só no dia das eleições se saberá o resultado final.

Uma das notas surpresa desta arruada foi o facto de o antigo futebolista Luís Figo, que teve um pequeno-almoço político polémico em 2009 com José Sócrates, se ter cruzado de carro, na Rua Nova da Trindade, com os socialistas, momentos antes de o ex-primeiro-ministro abandonar a cervejaria e de o PS ter iniciado a descida da baixa de Lisboa.

Com uma banda de música a encabeçar o desfile, Seguro e Assis cruzaram-se com centenas de adeptos dos dois clubes de Madrid, Real e Atlético, que no sábado vão disputar no Estádio da Luz a final da Liga dos Campeões de futebol.

Redação