O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, destacou hoje a importância das eleições europeias para a vida das pessoas, admitindo que os temas europeus foram relegados para segundo plano na campanha, em toda a Europa.
«Estas eleições são muito importantes porque grande parte das leis que tem a ver com o dia-a-dia das nossas pessoas são aprovadas em Bruxelas e Estrasburgo. É a Comissão Europeia que faz as propostas mas só são adotadas se forem aprovadas quer pelos governos quer pelo Parlamento Europeu», afirmou
O presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro-ministro português falava aos jornalistas após votar, na secção 9, na Escola Paula Vicente, no Restelo, freguesia de Belém, onde chegou às 10:25.
Por outro lado, sublinhou, pela primeira vez, «e por causa do Tratado de Lisboa [os resultados eleitorais] vão ser tomados em consideração na escolha do futuro presidente da Comissão Europeia».
Questionado sobre a forma como decorreu a campanha eleitoral, Durão Barroso admitiu que os temas europeus foram «relegados para segundo plano» mas frisou que isso aconteceu em toda a Europa e não apenas em Portugal.