«Asteróide gigante em possível rota de colisão com a Terra», dizia esta semana o site iReport da CNN. A informação era totalmente falsa e foi retirada. Mas reavivou o debate sobre o chamado «jornalismo do cidadão».
Dar voz aos cidadãos, permitindo-lhe publicar 'notícias' sem verificação jornalística, ainda que com alguma supervisão, foi o objetivo do iReport da CNN.
Mas no caso do utilizador "Marcus575?, alguma coisa falhou. A peça diz que «a vida na Terra será extinta daqui a 30 anos», citando o Jet Propulsion Laboratory, que teria detetado «um gigantesco objeto do tamanho de Manhattan» a caminho da Terra.
A 'notícia' foi removida pouco depois, sobretudo a partir do momento em que a responsável pelo telescópio espacial NEOWISE (Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer), Amy Mainzer, desmentiu a informação.