O primeiro teste do Solar Impulse 2 aconteceu hoje, a partir de uma base aérea na Suíça. A previsão é que faça uma volta ao mundo em 2015.
O avião suíço Solar Impulse 2, alimentado apenas por energia solar, realizou nesta segunda-feira o primeiro voo de testes na base aérea de Payerne, no centro da Suíça.
O avião conta com quatro motores elétricos alimentados por 17.200 células fotovoltaicas e nesta segunda-feira foi conduzido pelo piloto alemão Markus Scherdel.
[youtube:UD_en1spjXs]
Depois de se deslocar várias centenas de metros pela pista, descolou lentamente, planando com as suas enormes asas, maiores do que as de um Boeing 747.
Este protótipo, o segundo que funciona exclusivamente com energia solar, mede 72 metros, assim como um Airbus A380, mas tem um peso de 2.300 kg, 150 vezes menos que o Airbus.
Os seus criadores, Andre Borschberg, um ex-piloto militar, e Bertrand Piccard, neto do explorador Auguste Piccard, já têm muita experiência nesta área, graças ao primeiro protótipo, com o qual cruzaram a Europa para chegar o Marrocos, antes de realizarem um voo em direção aos Estados Unidos.
O Solar Impulse 2 pretende realizar uma volta ao mundo em 2015.