Mundo

Síria: Bashar al-Assad é o vencedor antecipado das eleições presidenciais

Eleições Síria Reuters/Omar Sanadiki

A votação realizar-se-á apenas nas regiões controladas pelo regime sírio. A oposição síria, muito fragmentada, definiu o escrutínio como uma «farsa».

Os sírios vão hoje às urnas para eleger um Presidente da República, num escrutínio em que o atual chefe de Estado Bashar al-Assad é o vencedor antecipado.

A votação realizar-se-á apenas nas regiões controladas pelo regime sírio e, além de Bashar al-Assad, os eleitores vão encontrar mais dois nomes no boletim de voto: o deputado independente Maher al-Hajjar e o empresário Hassan al-Nouri.

Os centros de votação estarão abertos durante 12 horas - entre as 07:00 e as 19:00 locais (entre as 05:00 e as 17:00 em Lisboa).

As eleições vão realizar-se num país devastado por mais de três anos de guerra e perante uma comunidade internacional muito dividida.

A oposição síria, muito fragmentada, definiu o escrutínio como uma «farsa», enquanto o poder impediu os seus dirigentes exilados a apresentarem-se ao escrutínio após estipular o apoio de 35 deputados para cada candidatura, num parlamento controlado pelo regime.

Cerca de 16 milhões de sírios estão convocados para as urnas em que o Presidente Bashar al-Assad, no poder desde 2000, concorre a um terceiro mandato.