A falta de cuidados e o desrespeito pelas regras de segurança nas passagens de nível são a causa para os 27 acidentes e a dezena de mortos registados ao longo de 2013, segundo a REFER.
É uma balanço que tem vindo a diminuir mas, mesmo assim, em 2013 ainda houve em Portugal uma dezena de mortes causadas pela falta de cuidado nas passagens de nivel da linha férrea.
Esta terça-feira assinala-se o dia internacional para a segurança nas passagens de nível. A ideia é alertar para a importância de respeitar as regras de segurança e sinalização.
Foi aliás, e segundo a porta-voz da REFER, a falta de cuidados e desrespeito pelas regras de segurança que explicam, sem exceção, os 27 acidentes e a dezena de mortos registada ao longo de 2013.
Nos últimos 14 anos os acidentes ferroviários diminuíram mais de 80 por cento e a rede sofreu uma reforma profunda, explicou à TSF Susana Abrantes. Foram suprimidas mais de 1400 passagens de nivel e das 870 passagens que existem no país, 45 são guardadas à moda antiga.
É o caso do apeadeiro entre a Estação de Espinho e a da Granja, na Linha do Norte, visitado pela reportagem da TSF.