A ideia foi lançada esta manhã em Lisboa no seminário económico Portugal-México. As privatizações foram a principal atração usada pelo vice-primeiro-ministro para atrair as empresas do lado de lá do Atlântico.
Pprimeiro foi Paulo Portas a convidar o capital mexicano a investir em Portugal a começar pelas privatizações. Depois, foi a vez de Cavaco Silva dizer que o país é um destino atrativo para o investimento.
«Findo o programa de ajustamento, Portugal recuperou a credibilidade e o acesso aos mercados. A economia portuguesa é hoje mais competitiva, mais sustentável e mais integrada na economia global», sublinhou o chefe de Estado.
A reposta do presidente mexicano surgiu de imediato, com Enrique Pena Nieto a destacar que as empresas portuguesas também serão bem-vindas no México e aquelas que fizerem isso terão a ganhar um mercado de proporções continentais.
À margem da conferência, um dos empresários presentes disse aos jornalistas que está muito interessado nas privatizações e concessões em curso.
Roberto Alcantara trabalha em diversas empresas na área dos transportes e confessou que está interessado em todos os setores onde já tem experiência.
Neste encontro, realizado no Hotel Ritz, em Lisboa, foi também assinado um protocolo de cooperação entre os CTT e os correios mexicanos.