Um avião de combate 'Eurofighter' das Forças Armadas espanholas despenhou-se hoje ao aterrar na base de Moron, perto de Sevilha, sul de Espanha, causando a morte do piloto, anunciou o ministério da Defesa espanhol.
"Um 'Eurofighter' despenhou-se ao aterrar, no início da pista, na base de Moron. Eram cerca de 14:15 (13:15 em Lisboa)", declarou uma porta-voz do ministério, citada pela agência de notícias francesa, AFP.
«Confirma-se que o piloto do avião, um capitão da Força Aérea, morreu», indicou, em seguida, outro porta-voz do ministério, acrescentando que se tratou do terceiro acidente com um 'Eurofighter' em Espanha desde 2002.
A base de Moron alberga forças aéreas norte-americanas e espanholas, mas só estas últimas utilizam este avião de combate de fabrico europeu.
O 'Eurofighter' é construído por um consórcio que integra a Airbus, a britânica BAE Systems e a italiana Finmeccanica.
A 19 de maio, o chefe da divisão de defesa da Airbus, Bernhard Gerwert, declarou que o grupo Airbus e os seus parceiros deixarão de produzir o 'Eurofighter' em 2018 se não arranjarem novas encomendas para exportar o caça.
Gerwert acrescentou que estão em curso negociações para vender o 'Eurofighter' para fora da Europa, por exemplo ao Qatar, à Arábia Saudita, ao Kuwait e à Malásia.