As propostas feitas terça-feira por António Costa, serão levadas a uma reunião que os sindicatos vão fazer na quarta-feira. O presidente da Câmara está confiante num acordo.
A decisão sobre a greve dos trabalhadores da câmara de Lisboa agendada para quinta-feira irá surgir na quarta-feira, indicou um sindicalista contactado pela TSF.
Os sindicalistas dizem que vão levar as propostas feitas por António Costa, incluindo a entrada imediata de 150 trabalhadores para a área da limpeza urbana, a uma reunião que vão fazer na quarta-feira.
Sindicatos e António Costa reuniram-se na terça-feira durante 4:30 horas num encontro que foi convocado pelo presidente da câmara de Lisboa.
Reconhecendo que foi uma reunião longa, que contou com mais de 20 questões em análise, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, afirmou ter «muita esperança» que a situação tenha sido ultrapassada com este encontro, do qual resultou um acordo «praticamente total».
António Costa admitiu também que foram dados passos positivos para «encontrar soluções que vão de acordo àquilo que a cidade necessita, para termos um serviço [de limpeza urbana] de melhor qualidade e que exija um esforço menor do que aquele que tem sido exigido a muitos dos nossos trabalhadores, que têm estado a suprir carências de recursos que existem».
De acordo com o autarca, a greve «seria muito negativa», pelo que espera uma decisão positiva do STML, de forma a «prestar um bom serviço à cidade» e para que «todos os lisboetas e os que nos visitam possam festejar com a maior alegria estas festas de Santo António».