Mundial 2014

O que fazem os três adversários de Portugal no Grupo G

Adversários Portugal TSF

A Alemanha treinou e visitou uma escola perto da Bahia. Os Estados Unidos consideram que é irreal pensarem no título. O Gana, tal como Portugal, apenas chegou esta quarta-feira ao Brasil.

O primeiro adversário de Portugal, a Alemanha, distribuiu simpatia durante uma visita a uma escola perto da Bahia. A comitiva composta por seis jogadores e pelo director técnico, até se misturou numa pequena festa e jogaram futebol com as crianças.

No centro de treino da equipa germânica, o treinador de guarda redes, Andreas Kopke, não garantiu aos jornalista a recuperação plena do guarda redes Manuel Neuer para o jogo com Portugal, na próxima segunda feira, mas afirmou que a equipa está preparada para sofrer, e destacou o espírito solidário do conjunto, para "atacar" este mundial.

«O factor mais importante do torneio, é que haverá sempre 11 titulares, o que significa que os restantes 12 terão de estar preparados para terem um papel menos importante na equipa. Temos um grupo muito saudável, com jogadores mais que preparados para aceitarem essas situações e não para alimentarem apenas o seu ego», referiu o campeão do mundo em 1990.

Os Estados Unidos garantem que estão preparados para tudo, embora seja demasiado cedo para que se diga que podem ganhar a competição. O seleccionador Jurgen Klinsman quer que a sua equipa se foque num jogo de cada vez.

«Temos de ser realistas. A cada ano melhoramos e ficamos mais fortes. É um grupo difícil. Para nós, falar em ganhar o Mundial é irreal. Contudo, se pensarmos na Grécia, também ninguém imaginava que poderiam conquistar o Euro2004, e ganharam. A beleza do futebol é que é imprevisível e ninguém sabe o que irá acontecer. Vamos continuar com os pés bem assentes no chão, e se passarmos a fase de grupos, então o céu poderá ser o limite», afirmou o técnico norte americano.

Tal como Portugal, o Gana apenas chegou esta quarta-feira ao Brasil. Aterrou em Salvador e apanhou imediatamente um outro avião para Maceió, pelo que a equipa africana apenas regressará ao trabalho esta quinta-feira. O primeiro jogo é segunda feira contra os Estados Unidos. O Gana apresenta-se no Brasil, como a equipa que há quatro anos chegou aos quartos de final da prova, tendo na altura sido afastada pelo Uruguai.