O anúncio é feito numa altura em que o Ocidente se aproxima do Irão num contexto de avanços de radicais islâmicos no vizinho Iraque.
A embaixada do Reino Unido em Teerão, encerrada há dois anos e meio, vai reabrir, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, William Hague, numa declaração escrita ao parlamento.
«Estão reunidas as circunstâncias para que o Reino Unido reabra a sua embaixada em Teerão», escreveu o chefe da diplomacia britânica.
Hague adiantou existirem ainda pormenores a ajustar, após o que a representação diplomática reabrirá «com uma presença inicial limitada».
O anúncio é feito numa altura em que o Ocidente se aproxima do Irão num contexto de avanços de radicais islâmicos no vizinho Iraque.
A declaração de Hague não refere diretamente a situação no Iraque, mas assinala que «o Irão é um país importante numa região volátil».
Radicais do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) estão a avançar para a capital do Iraque, Bagdad, depois de uma ofensiva de uma semana em que tomaram a segunda cidade do país, Mossul.
O Reino Unido encerrou a sua embaixada no Irão em novembro de 2011 depois de a representação diplomática ter sido atacada por uma multidão na sequência de sanções britânicas relativas a transações bancárias com instituições iranianas, incluindo o Banco Central. Também foram suspensas as relações diplomáticas entre os dois países.