O jogo fica marcado também pelas queixas do selecionador mexicano em relação à arbitragem de Pedro Proença. Miguel Herrera acusa o árbitro de ter inventado um penalti.
A vice-campeã Holanda qualificou-se este domingo para os quartos de final do Campeonato do Mundo de futebol de 2014, ao vencer o México por 2-1, após concretizar uma reviravolta no marcador, nos últimos minutos.
A perder desde o início da segunda parte, depois do golo de Giovani dos Santos (México), aos 48 minutos, os holandeses procuraram o golo, depois de no primeiro tempo terem sido a equipa que menos atacou.
Wesley Sneijder, aos 88 minutos, "garantiu" o prolongamento com um remate forte depois de um atraso de cabeça de Klas Jan Huntellar, na sequência de um canto cobrado na direita.
Já durante os seis minutos de compensação concedidos pelo árbitro português Pedro Proença, Huntelaar -- que tinha entrado aos 76 minutos para o lugar de Robin van Persie -- cobrou a grande penalidade, cometida por Rafael Marquez sobre Arjen Robben.
A decisão do árbitro português mereceu a contestação do selecionador mexicano. Miguel Herrera recordou que Pedro Proença é «um árbitro da mesma confederação que uma das equipas».
«Quando há decisões litigiosas, estas são sempre contra o México. Foi um penalti inventado», defendeu o técnico, referindo-se ao lance que deu origem ao segundo e decisivo golo dos holandeses, já em tempo de descontos.
«Foi um Mundial onde tudo foi sempre contra o México. Hoje o árbitro [Pedro Proença] afastou-nos do Mundial. Espero que a comissão de árbitros tenha visto e que ele também vá para casa como nós», disse Miguel Herrera.
Já do lado da Holanda, o selecionador Louis van Gaal louvou o trabalho dos jogadores. «Os jogadores permanecem humildes, vamos continuar a fazer o nosso caminho, o ambiente da equipa é muito bom», disse.
Nos quartos de final do Mundial2014, a Holanda vai defrontar em Salvador, no próximo sábado, 05 de julho, o vencedor do embate entre Costa Rica e Grécia, que vai ser disputado hoje, na Arena Pernambuco, em Recife, a partir das 17:00 locais (21:00 em Lisboa).