A Associação de Professores de Português mantém as críticas ao Ministério da Educação, considerando que há uma desvalorização da obra de Sophia de Mello Breyner no Ensino Secundário a partir do ano letivo de 2015-2016.
Em comunicado, o Governo fez saber que o livro de poesia "Navegações" está incluído nas obras propostas para o projeto de leitura das novas metas curriculares a partir de 2015-2016.
Em declarações à TSF, Edviges Ferreira, presidente da Associação de Professores de Português, disse que tal não significa que Sophia de Mello Breyner conste do programa obrigatório dos alunos do 10º ano.
«O projeto de leitura é uma atividade que é proposta, para além do programa que os professores têm que dar. Isso não faz parte do programa obrigatório», explicou.
O comunicado do gabinete de Nuno Crato refere ainda que a leitura da obra "Contos Exemplares" faz parte do programa de Literatura Portuguesa. Um programa que inclui Sophia numa lista de autores indicados para estudo.
Mais uma vez, de acordo com a presidente da Associação de Professores de Português, este programa de literatura não abrange todos os alunos.