Mundial 2014

Mundial2014: Mais dois duelos entre a Europa e a América Latina

Reuters

Argentina ou Bélgica, Holanda ou Costa Rica, duas destas quatro seleções garantirão hoje presença no penúltimo "degrau" do Mundial2014, em dois duelos dos quartos de final em que o futebol europeu e latino-americano se voltam a confrontar.

O italiano Nicola Rizzoli vai arbitrar o primeiro jogo do dia, no Estádio Nacional de Brasília (17:00 em Lisboa), entre a seleção em que brilha Lionel Messi (quatro golos em prova, apenas superado pelos seis do colombiano James Rodriguez) e uma Bélgica até aqui muito competitiva.

Alejandro Sabella sabe, desde sexta-feira, que pode contar com Sergio Aguero, que já treinou sem qualquer limitação, tal como Thomas Vermaelen, central já disponível para as opções de Marc Wilmots desde quinta-feira.

A Argentina procura a quinta presença nos quatro melhores, à 16.ª participação, mas apenas a primeira desde 1990, ainda com Diego Armando Maradona, enquanto a Bélgica só esteve uma vez nas "meias", em 1986, caindo precisamente perante "El Pibe" (0-2).

Na outra partida, Holanda e Costa Rica medem forças na Arena Fonte Nova, em Salvador (21:00), em jogo dirigido pelo árbitro Ravshan Irmatov, do Uzbequistão.

Os holandeses apresentam-se, desde a goleada à Espanha (5-1), logo no arranque da prova, como dos mais fortes candidatos ao título, e estão nos "quartos" após a sofrida vitória sobre o México, por 2-1, com golos aos 88 e 90+4 minutos.

A Costa Rica, por sua vez, já adquiriu o estatuto de surpresa da competição, logrando chegar ao muito "elitista" grupo das melhores seleções, após ter eliminado a Grécia, comandada pelo treinador português Fernando Santos, no desempate por grandes penalidades (5-3, após 1-1 nos 120 minutos).

O conjunto laranja, vice-campeão em título, tenta a quinta presença nos quatro melhores, ainda em busca do seu primeiro título (também "vice" em 1974 e 78), enquanto a Costa Rica tinha como melhor registo os "oitavos" de 1990 (13.º lugar).

Nas meias-finais, e com confronto marcado entre si, estão o anfitrião Brasil, que derrotou a Colômbia por 2-1, e a Alemanha, que afastou a França, ao derrotar os gauleses por 1-0.