Economia

BES: Vítor Bento e Moreira Rato confirmados

BES Global Imagens

O Espírito Santo Financial Group anunciou hoje que vai propor Vítor Bento para presidente executivo do Banco Espírito Santos e João Moreira Rato para administrador financeiro..

Em comunicado enviado hoje à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Espírito Santo Financial Group (ESFG), holding que detém 25% do BES, revela que decidiu «solicitar ao conselho de administração do BES, em reunião a realizar até ao dia 28 do corrente mês de julho, a cooptação de Vítor Bento e, por indicação sua, João Moreira Rato, para exercerem os cargos de, respetivamente, CEO e CFO do BES».

Se as propostas forem ratificadas na assembleia geral de acionistas do banco, marcada para 31 de julho, o atual presidente da SIBS (entidade que gere o Multibanco) vai passar a liderar o Banco Espírito Santos (BES), substituindo no cargo Ricardo Salgado.

Já o presidente do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), João Moreira Rato, passará a ocupar o lugar de Amílcar Morais Pires, que chegou a ser um dos nomes apontados para suceder ao histórico líder do BES.

«Com as nomeações de um novo presidente do Conselho de Administração e novos CEO e CFO, respetivamente Paulo Mota Pinto, Vítor Bento e João Moreira Rato, dá-se resposta célere à reorganização da Administração do BES sendo nossa convicção de que o BES ficará dotado de uma liderança independente que, em conjunto com os membros que permanecem em funções no Conselho de Administração e na sua Comissão Executiva, asseguram uma transição que garanta aos acionistas e demais stakeholders a confiança na instituição BES», pode ler-se no comunicado.

Após a aprovação dos acionistas na assembleia geral, os dois nomes vão ter de receber a "luz verde" oficial por parte do Banco de Portugal.