A 22ª edição do Festival Internacional de Cinema de Vila do Conde começa hoje, com destaque para o realizador italiano Michelangelo Antonioni e para a norte-americana Kelly Reichardt. No entanto, a coincidência de calendário com o Mundial do Brasil não foi esquecida pela organização.
Do filme «The Second Game», do romeno Corneliu Porumboiu, a uma parceria com a Cinemateca que vai permitir recuperar velhas atualidades do Estado Novo que já vibrava com o futebol.
O festival vai contar ainda com uma secção dedicada ao futebol intitulada "Fora de Jogo!", a coincidir com o Campeonato do Mundo, com filmes que vão de Jacques Tati a Miguel Gomes.
O Mundial é também pretexto para dois momentos musicais: um concerto dos Sensible Soccers, com imagens de Pedro Maia, e uma atuação de Vítor Rua com Chris Cutler, para uma compilação de arquivos de Edgar Pêra sobre as emoções do futebol.
Sob o signo do futebol, vai estar patente, durante o festival, no Teatro Municipal de Vila do Conde, a exposição "Sport Grounds and Stadiums", seleção de imagens de equipamentos desportivos do fotógrafo austríaco Josef Dabernig.
Para além da temática da bola, destaque para a exibição de filmes do cineasta italiano Michelangelo Antonioni, autor de filmes como «Blow Up - História de um fotógrafo» ou «A Aventura», e para a realizadora Kelly Reichardt que vai estar em Vila do Conde para apresentar o seu mais recente filme, «Night Moves».
O festival decorre entre 5 e 13 de julho.