Portugal

Maioria dos bombeiros ainda não tem equipamento de proteção individual

TSF/Amadeu Araújo

A maioria dos bombeiros ainda não tem equipamento de proteção individual, explica à TSF a associação que representa os voluntários.

A Associação Nacional de Bombeiros Voluntários (ANBV) pede a anulação do primeiro concurso para o equipamento de proteção individual. Esse concurso foi lançado em março de 2013, mas ainda decorre em alguns concelhos.

A ANBV diz que o equipamento adquirido através desse concurso não protege os bombeiros. Por isso, o presidente Rui Silva pede que sejam anulados. O lançamento do concurso é competência das comunidades intermunicipais mas, em alguns casos, isso ainda não aconteceu.

A associação que representa os bombeiros voluntários diz que, em plena época alta dos fogos florestais, a maior parte das corporações não está devidamente equipada.

Não é este o caso dos bombeiros de Carregal do Sal, no distrito de Viseu. Depois da morte de oito voluntários no ano passado, houve que encontrar soluções, sem esperar pela ajuda do Estado.

O Ministério da Administração Interna garante que os concursos para a aquisição do equipamento de proteção individual

para os bombeiros, asseguram todos os requisitos de qualidade.

Numa nota enviada à TSF, o gabinete de Miguel Macedo lembra que as regras do concurso lançado em 2013, foram alteradas já este ano e que essa alteração foi aprovada

pelo conselho nacional de bombeiros.