A bolsa nova-iorquina terminou em baixa a sessão de quinta-feira, com os problemas do banco português BES a evidenciarem as fragilidades da economia europeia.
Os resultados definitivos indicam que o Dow Jones Industrial Average perdeu 0,42% (70,54 pontos), para as 16.915,07 unidades, e o Nasdaq 0,52% (22,83), para as 4.396,20.
O índice alargado Standard & Poor's 500 perdeu 0,41% (8,15), para os 1.964,68 pontos.
Os índices começaram a sessão em perda, dominados pela ansiedade que ganharam as praças financeiras depois da queda bolsista do Banco Espírito Santo (BES), o primeiro banco privado de Portugal.
Os problemas do estabelecimento bancário despertaram os receios dos investidores quanto à solvabilidade dos grupos financeiros portugueses, quando o país acaba de sair de um plano de resgate internacional, mas também de outros países periféricos da Europa.
A estas inquietações acrescentou-se a divulgação de indicadores pouco brilhantes sobre a economia da Zona Euro. Depois da Alemanha e do Reino Unido no início da semana, foram a Itália e a França a anunciar, na manhã de hoje, que a sua produção industrial tinha descido de forma significativa.