Há uma divergência de números quanto à adesão e ao impacto na greve de 24 horas nas empresas do grupo Controlinveste. A paralisação de sexta-feira afetou a TSF, o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, O Jogo e ainda o funcionamento da agência de imagens, Global Imagens, e a revista Notícias Magazine.
O departamento de recursos humanos da Controlinveste fala numa adesão de 11,8. São dados considerados finais, com o reconhecimento que as áreas mais afetadas, em termos editoriais, foram a TSF e a Global Imagens.
Segundo as contas finais do Sindicato os Jornalistas, uma das estruturas que convocou a greve de ontem, a adesão variou de redação para redação, sendo apontado o número de 78 por cento na TSF, de um e dois terços respetivamente nas redações do Porto e de Lisboa do JN, e de um terço na redação de Lisboa do Diário de Notícias.
A empresa destacou ontem à noite o facto da greve não ter posto em causa a edição deste sábado dos três jornais do grupo. O Sindicato dos Jornalistas saudou o protesto, lembrando que na próxima semana, voltam a realizar-se plenários dos trabalhadores e reuniões com os representantes da empresa.
Em causa está a reestruturação do grupo Controlinveste, e especialmente o despedimento coletivo de 140 trabalhadores entre os quais, mais de 60 jornalistas.