Ciência e Tecnologia

Preto mais preto não há (vídeo)

Direitos Reservados

Graças aos cientistas da Surrey NanoSystems o futuro é negro. O mais negro possível. Em Inglaterra, uma equipa de investigadores acaba de criar um material super-preto.

O material, chamado VantaBlack, é composto por nanotubos de carbono e é capaz de absorver 99,6% da luz que recebe. É a matéria mais escura à superfície da Terra. Tudo o que for "pintado" com este super-preto deixa de refletir e perde qualquer detalhe ou contorno que seria fácil de ver se tivesse outra cor.

Para demonstrar como funciona o Vantablack, os cientistas pintaram parte de uma folha de alumínio com a nova cor. O resultado é que as dobras desaparecem e fica-se com a impressão que estamos a olhar para uma superfície totalmente lisa e muito escura. Todas as sensações de relevo desaparecem por completo.

Agora, o material está numa segunda fase de desenvolvimento. A ideia é que venha a ser aplicado em instrumentos ligados à astronomia, permitindo ver ainda mais longe, e também a veículos militares. Neste caso o objectivo é aproveitar a ausência de reflexo e tornar veículos e aviões invisíveis aos radares. Como se vê no vídeo que se segue, a NASA já está a trabalhar com o Vantablack.

[youtube:rQQN7LxBqm0]

A empresa já anunciou que está a trabalhar numa segunda versão do Vantablack, ainda mais escura e garante que o futuro é negro.