A TAP vai cancelar 14 ligações entre hoje e quarta-feira, tendo a maioria origem e destino cidades europeias, o que a companhia atribui à falta de aviões para assegurar os voos programados.
De acordo com a última informação sobre voos na página da ANA, a companhia aérea portuguesa cancelou hoje ligações de Lisboa com destino a Praga e Munique e seis ligações com destino ao aeroporto de Lisboa, provenientes de Amesterdão, Bolonha, Belgrado, Boavista (Cabo verde), Munique e Praga.
Na programação de quarta-feira, a TAP vai cancelar as ligações de Lisboa para Londres (Gatwick), Bruxelas, Gotemburgo e Roma e, no sentido oposto, de Londres e Bruxelas.
Fonte oficial da companhia aérea nacional disse à Lusa que os cancelamentos nestes dois dias em número «superior à média» resultam do atraso na entrega de quatro aviões que a TAP comprou para responder ao aumento da oferta de voos e de destinos.
«Sempre que possível os passageiros são contactados, sendo-lhes dado alternativas que existem. Todos os trabalhadores estão a fazer o máximo para minimizar os inconvenientes para os passageiros», adiantou à Lusa a mesma fonte.
Ainda não é possível prever os impactos nas ligações nos próximos dias, estando a normalização da situação dependente da «da entrega e da certificação de quatro novos aviões».
O atraso na chegada de quatro novos aviões - dois de longo curso e quatro de médio curso - obrigou a TAP a fretar aviões de outras companhias para assegurar os voos programados, o que se tem revelado cada vez mais difícil já que se trata de uma época de «pico de tráfego».