O PS está preocupado com o funcionamento da TAP e, por isso, enviou esta terça-feira uma pergunta ao Ministério da Economia para perceber porque é que a empresa tem viagens canceladas, falta de aviões e avarias nos equipamentos.
«Estamos a olhar para este assunto sem alarmismo mas com preocupação e quisemos questionar o ministro da Economia porque ele tem mantido um grande silêncio sobre este assunto.», afirmou o deputado do PS Rui Paulo Figueiredo.
Em declarações à TSF, o socialista justifica a preocupação pelo facto de a TAP ser «uma companhia importante, de bandeira, estamos num período em que costuma transportar muita gente e até com isso alavancar os seus resultados».
A TAP vai cancelar 14 ligações entre hoje e quarta-feira, tendo a maioria origem e destino cidades europeias, o que a companhia atribui à falta de aviões para assegurar os voos programados. A empresa está a investigar as causas de um problema num dos reatores de um avião da companhia, que provocou a queda de peças na zona de Camarate, Loures.
Deste modo, o PS questiona ainda o ministério quanto aos motivos dos cancelamentos dos voos, a falta e a avaria de aeronaves, e pergunta também a Pires de Lima como justifica cinco incidentes envolvendo aeronaves da TAP no espaço de pouco mais de um mês.