Economia

Ministro acredita que primeira tranche de fundos comunitários chegará em outubro

Miguel Poiares Maduro explicou que a ideia é conseguir estas verbas «muito mais cedo do que aconteceu no anterior quadro de fundos europeus».

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento acredita que a primeira tranche dos 25 mil milhões de euros em fundos comunitários para os próximos sete anos vai estar disponível a partir de inícios de outubro.

«É um passo muito importante para estarmos em condições, como sempre dissemos, de conseguir já no segundo semestre deste ano, muito mais cedo do que aconteceu no anterior quadro de fundos europeus», explicou Miguel Poiares Maduro.

Em declarações à TSF, este ministro lembrou, contudo, «para termos dinheiro para financiar é preciso a União Europeia começar a estar em condições de atribuir financiamentos aos Estados no âmbito deste novo quadro».

«Ainda não é o caso para nenhum Estado. Agora vamos ter a preparação dos programas operacionais e a definição do modelo de governo. A nossa ideia é que a partir de finais de setembro, inícios de outros sejam abertos os primeiros avisos e concursos», explicou.