Internacional

Mais vistas/2014 (8): As primeiras imagens no interior da cratera misteriosa na Sibéria

De alterações climáticas até uma invasão extra-terrestre, os cientistas ainda procuram explicações para o aparecimento de um enorme buraco no solo numa região inóspita da Rússia. A primeira equipa de investigadores já chegou ao local e enviou fotografias.

Por enquanto, ainda ninguém avança com uma explicação concreta para o aparecimento da cratera. Há uns dias um helicóptero filmou o fenómeno e as teorias começaram a aparecer: foram os extra-terrestres, foi um meteorito, um míssil, uma explosão de gases e por aí fora. Tudo teorias que até agora ainda não se confirmaram.

Agora que uma equipa de cientistas já chegou ao local, começam a surgir mais dados. Afinal, a cratera não tem os 100 metros de diâmetro que as primeiras imagens sugeriam. É mais pequena, fica-se pelos 76 metros. Já a profundidade era totalmente desconhecida. Sabe-se agora que tem entre 50 a 70 metros de fundo.

A cratera está numa zona remota da Rússia, na região de Yamal, uma palavra que do dialeto local se pode pode traduzir como "o fim do mundo". As imagens que chegam do local mostram que no fundo do buraco está um lago congelado.

Fotografias de Marya Zulinova