Artes

O terror regressa a Lisboa em setembro com o MOTELx

MOTELx 2014 DR/MOTELx

A 8ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa - MOTELx, vai decorrer de 10 a 14 de setembro, mas será antecipado por uma noite de "Poesia Tumular", cinema ao ar livre e uma parada zombie.

Pela primeira vez em oito anos, o MOTELx atravessa a Avenida da Liberdade e, para além do Cinema São Jorge e da Cinemateca, o evento também vai decorrer no Teatro Tivoli.

Numa conferência realizada na terça-feira à noite, a organização deu a conhecer parte da programação, outros filmes vão ser acrescentados à lista até setembro.

A secção principal do MOTELx - "Serviço de Quarto" - inclui apenas obras de 2014, entre as quais, «The Raid Redemption», «Among the Living», «Open Windows», «Der Samurai», «Life After Beth», «Honeymoon», «The Babadook», «Allelluia» ou «Stage Fright».

A única secção competitiva do festival, o Prémio MOTELx - Melhor Curta de Terror Portuguesa tem 13 obras em competição. O vencedor será escolhido por um júri constituído pelo ator Gonçalo Waddington, a jornalista e atual diretora artística do Shortcutz Porto, Luísa Sequeira, e o realizador francês Julien Maury, e será anunciado na sessão de encerramento do festival.

O festival recupera ainda duas obras portuguesas na secção "Quarto Perdido": «O Cerro dos Enforcados», de Fernando Garcia, e «Os Canibais», de Manoel de Oliveira. Para os mais novos, na secção "Lobo Mau", há clássicos da Disney, como «Branca de Neve e os Sete Anões», «Pinóquio» e «Fantasia».

O festival decorre de 10 a 14 de setembro, mas haverá vários eventos a decorrer antes, na semana de antecipação denominada "warm up", que prevê uma sessão de poesia, no "bar povo", a exibição de filmes no largo de S. Carlos e a realização de "parada zombie", na avenida da Liberdade.