O Estádio do Dragão prestou hoje a homenagem de final de carreira ao futebolista Deco, que reuniu os companheiros com quem partilhou as conquistas da Liga dos Campeões com FC Porto (2004) e Barcelona (2006).
A partida, que permitiu uma autêntica viagem no tempo, acabou, no final, por registar um empate a quatro golos, com Deco, a grande figura da noite, a marcar golos com a camisola das duas equipas.
Para os adeptos dos "dragões" a festa proporcionou uma oportunidade inigualável para recordarem algumas das mais emblemáticas figuras do FC Porto, desde Vítor Baía, a Jorge Costa, passando por Maniche, Derlei, Benny MacCharthy, Sérgio Conceição ou Ricardo Carvalho, entre muitos outros.
E para todos os outros que gostam de futebol, e nomeadamente da equipa do Barcelona que deslumbrou em 2006, foi também um privilégio voltar ver Messi, Eto'o, Davids, Giuly ou Gudjohnsen a jogarem, de novo, juntos.
Embora para muitos dos 40 jogadores que passaram pelo relvado do Dragão a forma física deixasse muito a desejar, foi notório que o talento não despareceu com a idade.
No final, o eterno "mágico" deixou uma mensagem de agradecimento a todos os que vieram prestar-lhe a homenagem, e teve, mais uma vez, um Dragão ao aplaudir-lhe de pé numa derradeira volta de glória pelo relvado, acompanhado pela mulher e pelos filhos.
«Foi fantástico o momento em que saí do túnel. Estou imensamente feliz. Fiz dois golos e ainda por cima o segundo foi o bonito, pois já tinha saído do jogo mas regressei 10 minutos porque queria acabar com camisola do Porto vestida», disse o ex-internacional português.
Equipas:
FC Porto 2004: Vítor Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Nuno Valente, Costinha, Pedro Mendes, Maniche, Deco, Derlei e Benny McCarthy
(Jogaram ainda: Alenichev, Jorge Andrade, Mário Silva, Jankauskas, Sérgio Conceição, Bruno Vale, Rubens Junior, Ricardo Carvalho e Bruno Moraes)
Barcelona 2006: Jorquera, Oleguer, Belletti, Gerard, Sylvinho, Davids, van Bommel, van Bronckhorst, Giuly, Santi Ezquerro, Gudjohnsen
(Jogaram ainda: Luizão, Djalminha, Vítor Baía, Deco, Messi, Eto'o)