As ligações aéreas entre Portugal e a Guiné-Bissau vão ser retomadas a partir de 26 de outubro, afirmou hoje o presidente da transportadora aérea portuguesa, Fernando Pinto.
O presidente da TAP garantiu que as reservas para este voo estão a ser feitas a partir de hoje.
Fernando Pinto falava à margem da assinatura de um protocolo de cooperação, formação e capacitação nas áreas das migrações e controlo de fronteiras entre os dois países.
A TAP suspendeu os voos para Guiné-Bissau desde dezembro passado, na sequência do embarque forçado pelas autoridades guineenses de 74 sírios no aeroporto de Bissau rumo a Lisboa.
Na altura, a TAP considerou que só retomaria os voos - que eram três semanais -, depois de as autoridades guineenses garantirem medidas de segurança no aeroporto, que a companhia considera ter sido quebrada com o incidente.
Rui Machete, o ministro dos Negócios Estrangeiros que participou, esta manhã, na cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação para o controlo de fronteiras entre Portugal e a Guiné manifestou-se convicto de que as falhas de segurança não vão repetir-se.