Empresas

BES: Posição na PT passa a ser imputada diretamente ao banco

A Portugal Telecom anunciou hoje que a posição do Banco Espírito Santo de 10,06% passou a ser detida diretamente pela instituição financeira, quando anteriormente era imputada à empresa através da Avistar.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Portugal Telecom adianta que foi notificada «da alteração do título de imputação da participação qualificada imputável ao Banco Espírito Santo».

Esta mudança «resultou da celebração de um acordo, por transmissão fora de mercado regulamentado, no dia 16 de julho de 2014, de 90.000.000 ações ordinárias representativas de 10,04% do atual social da PT e dos correspondentes direitos de voto detidas pela Avistar SGPS, sociedade integralmente detida pelo BES, a favor do BES», acrescenta a operadora que está em processo de fusão com a brasileira Oi.

«Deste modo, a participação qualificada, constituída por 90.145.122 ações ordinárias representativas de 10,06% do capital social da PT e correspondentes direitos de voto, passou a ser imputada ao BES» nos seguintes termos: o banco tem 90.004.218 ações ordinárias da PT; as sociedades em relação de domínio ou de grupo com o BES têm 120.688 ações ordinárias da PT e os elementos e órgãos sociais da entidade contam com 20.216 títulos ordinários.