Ciência e Tecnologia

Está pronto o escudo solar do novo telescópio da NASA

dominodigital.com.br

A NASA revelou, nos últimos dias, os primeiros testes do escudo solar do próximo grande telescópio espacial.

Como se pode ver na imagem este escudo parece uma gigantesca folha de papel alumínio. O protetor solar tem uma área semelhante à de um campo de ténis.

Os primeiros testes realizaram-se no Canadá e, segundo a NASA, não foi encontrado nenhum problema de funcionamento desta infraestrutura.

Segundo o site tecmundo, para além de impedir que a luz interfira com os instrumentos do telescópio James Webb Space, o escudo solar permitirá manter uma temperatura de -223 ºc.

O fator de proteção do escudo pode chegar a 1 milhão. Os protetores solares que usamos habitualmente na praia não ultrapassam o fator 50.

O James Webb Space, sucessor do Hubble, é o telescópio mais poderoso construído pela NASA. Neste caso, o projeto resultou de uma parceria entre a NASA e as agências espaciais europeia e canadiana.

Redação