O defesa-central francês Mangala, que alinhava no FC Porto, assinou contrato com o Manchester City, anunciou hoje o clube inglês. O FC Porto anunciou pouco depois que o espanhol Ivan Marcano está a caminho do Dragão.
O internacional francês, de 23 anos, chegou ao FC Porto em 2011, proveniente do Standard Liège, da Bélgica, e vai juntar-se em Manchester ao médio brasileiro Fernando, que também trocou os "dragões" pelo clube da Premier League.
«O City é um clube de topo da Europa, para mim é um passo importante deixar o FC Porto e juntar-me ao Manchester City de modo a continuar o meu progresso. Quero ganhar títulos e acredito que posso fazê-lo. Sou ambicioso e é por isso que estou aqui», afirmou o jogador, citado no site oficial do City na internet.
No total, Mangala foi vendido por mais de 50 milhões de euros, diz o jornal desportivo espanhol Marca. O FC Porto vai encaixar de 30,5 milhões de euros com a cedência de 56,67 por cento dos direitos do defesa francês, o restante do valor (20 milhões) será pago a um fundo de investimento.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto deu conta de que «chegou a um acordo com o Manchester City para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e dos 56,67% dos direitos económicos que detinha do jogador profissional de futebol Eliaquim Mangala, pelo valor de 30.500.000 euros».
O Futebol Clube do Porto anunciou ainda a compra de outro defesa central. Chama-se Ivan Marcano, é um espanhol de 27 anos, vem dos russos do Rubin Kazan e assinou contrato por quatro épocas. O jogador vai ser apresentado no Porto Canal às 19h30.