Economia

BES: Novo Banco fica com depósitos e créditos dos bancos de Miami e Líbia

Os depósitos e créditos do Espírito Santo Bank (Miami, Estados Unidos) e do Aman Bank (Líbia) ficam no Novo Banco, tal como aconteceu com o BES Angola, de acordo com a decisão hoje comunicada pelo Banco de Portugal.

O objetivo é, segundo um comunicado do supervisor e regulador bancário divulgado na segunda-feira à noite, «não prejudicar as operações comerciais e bancárias entre o Novo Banco e as entidades em causa».

No entanto, acrescenta-se, não são transferidas «quaisquer responsabilidades ou contingências para o Novo Banco que tenham origem naquelas instituições», sobretudo as que sejam «decorrentes de fraude» ou que violem as disposições do regulador.

O Banco de Portugal clarificou hoje os ativos e passivos que são transferidos para o Novo Banco.

Antes desta clarificação, já tinha sido conhecido que a totalidade das participações do BES no BES Angola, no banco de Miami e no líbio Aman Bank ficam no 'bad bank' (banco mau, antigo BES).

O Banco de Portugal tomou no domingo 03 de agosto o controlo do BES e anunciou a sua separação num 'banco bom', denominado Novo Banco, e num 'banco mau' ('bad bank'), na prática um veículo que fica com os ativos tóxicos do BES e cuja gestão foi nomeada pelo supervisor e regulador bancário.

Ao 'banco bom' foi anunciada ainda uma injeção de capital de 4,9 mil milhões de euros.