Outras modalidades

Atletismo/Europeus: Susana Costa apurada para final do triplo, Mamona eliminada

A portuguesa Patrícia Mamona, atual vice-campeã, será a principal ausência da final do triplo salto dos Europeus de Zurique, após ser hoje 13.ª classificada na qualificação, primeira das não apuradas para a final.

A final, agenda para a tarde de sábado, contará, no entanto, com a presença de uma portuguesa, Susana Costa, que foi a nona na jornada de qualificações, o que lhe permite seguir em frente por repescagem.

Com duas atletas apenas a superar os 14,20 metros da qualificação direta, cedo se percebeu que o grupo de 12 finalistas ia ser fixado por repescagens, num concurso ligeiramente afetado por vento lateral.

Patrícia Mamona, apontada como uma das favoritas para medalhas, sentiu muitas dificuldades nos seus três saltos, fazendo nulo no primeiro, depois 13,54 (vento +0,2 m/s) e finalmente um pouco melhor, 13,62 (+0,8), a cinco centésimos da marca com que "fechou" o apuramento.

Aquando da segunda ronda de saltos estava "apurada", em 11.º lugar, mas mesmo melhorando no terceiro salto viu-se passada por duas adversárias, a romena Alsu Murtzazina e a sua colega de seleção, Susana Costa.

Susana Costa, que é vice-campeã nacional, também iniciou com um nulo e depois fez um salto já razoável, a 13,53 metros (+0,4), o que a posicionava no último lugar do apuramento provisório.

Subindo para 13,76 (+0,8), passou para o nono lugar e acabou por ditar a eliminação precoce da sua rival lusa, que há dois anos surpreendera em Helsínquia com a medalha de prata.