Desporto

Estreante Ruben Neves ajuda FC Porto a entrar a ganhar (vídeo)

Ruben Neves festejando o golo marcado ao Marítimo Global Imagens/Ivan del Val

O FC Porto entrou da melhor forma no campeonato ao vencer o Marítimo por 2-0. O estreante Ruben Neves, de apenas 17 anos, aos 11 minutos e Jackson Martinez, mesmo a acabar, marcaram os golos.

O FC Porto estreou-se, esta sexta-feira, a ganhar na Liga ao bater em casa o Marítimo por 1-0, num jogo marcado pelo golo de Ruben Neves, que aos 17 anos, cinco meses e dois dias tornou-se no titular mais jovem dos portistas em jogos do campeonato.

Após Quaresma, aos quatro minutos, ter ameaçado inaugurar o marcador, Ruben Neves, aos 11, não falhou ao aproveitar uma falha de Bauer para marcar após canto da esquerda.

A equipa orientada por Leonel Pontes respondeu à desvantagem com remates de Dyego Souza, aos 16, e de Fransérgio, aos 19, mas Fabiano, que apareceu no lugar de Andrés Fernandez, conseguiu segurar a vantagem portista.

Até final da primeira metade, destaque para um remate de Danilo, aos 28 minutos, que o guardião Salin defendeu com os pés e para uma jogada de Edgar Costa, aos 33, que, só com Fabiano pela frente, decidiu-se pelo passe para Gall cortado por Alex Sandro.

No segundo tempo, o Marítimo praticamente não criou perigo junto da baliza de Fabiano, com o FC Porto apenas a aproximar-se com perigo da baliza de Sali, aos 62 minutos, quando Jackson Martinez falhou um remate acrobático a passe de Quaresma.

O avançado colombiano esteve novamente em destaque pouco depois quando a defesa insular negou o golo a Jackson Martinez após passe do reforço Brahimi.

Mesmo em cima do final, quando já se jogavam os descontos da partida, Jackson Martinez acabou mesmo por marcar a passe do suplente Tello, numa recarga após um primeiro remate do colombiano defendido por Salin.

Sob a arbitragem de Carlos Xistra, de Castelo Branco, no Estádio do Dragão, com a assistência de 48036 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

FC Porto: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Ruben Neves (Evandro, 74), Herrera (Casemiro, 57), Brahimi (Tello, 80), Quaresma, Jackson e Oliver.

Suplentes: Andrés Fernandez, Diego Reyes, Evandro, Ricardo, Casemiro, Adrian Lopez e Tello.

Marítimo: Salin, João Diogo, Bauer, Gégé, Ruben Ferreira, Danilo Pereira, Fernando Ferreira (Maazou, 83), Gallo (Weeks, 66), Fransérgio, Edgar Costa (Kukula, 73) e Dyego Sousa.

Suplentes: Welligton, Ramsteijn, Alex Soares, Weeks, Kukula, Briguel e Maazou.

Ação disciplinar: cartão amarelo para Gégé (58).

Redação