A estafeta de Portugal de 4x100 metros masculina qualificou-se hoje para a final dos Campeonatos da Europa de atletismo, em Zurique, batendo o recorde nacional por nove centésimos.
A equipa, composta por Diogo Antunes, Francis Obikwelu, Arnaldo Abrantes e Yazaldes Nascimento, foi quinta classificada na segunda semifinal, com 38,79 segundos, o que lhe permitiu a repescagem por tempos.
Portugal volta a correr no domingo, pelas 16:05 horas, no que será o fecho da participação lusa em Zurique. Estarão na final os quartetos de Grã-Bretanha, Suíça, Holanda, Alemanha, França, Itália, Polónia e Portugal.
Há dois anos, em Helsínquia, e há quatro, em Barcelona, Portugal classificou-se em sexto lugar.
O anterior recorde nacional, 38,88, foi conseguido justamente nos Europeus de Barcelona, a 1 de agosto de 2010, mas já na final da competição. Ricardo Monteiro, Francis Obikwelu, Arnaldo Abrantes e João Ferreira asseguraram os percursos.
Já a estafeta feminina de 4x400 metros de Portugal terminou em 10.º lugar. Sexta na primeira semifinal, conseguiu uma melhor marca do ano, com 3.35,41 minutos, o que foi insuficiente para a repescagem por tempos.
Filipa Martins, Vera Barbosa, Dorothé Évora e Cátia Azevedo formaram o quarteto luso, cuja média de idades é de pouco mais de 22 anos.
A marca hoje obtida é a quarta portuguesa de sempre e a melhor desde 2007 - o recorde nacional, 3.29,38, em 1992, é que ainda continua distante.