O Manchester United começou hoje a liga inglesa de futebol no tom com que acabou a última temporada, em mau plano, ao perder em casa com o Swansea (2-1), na estreia do técnico holandês Louis van Gaal.
[youtube:IaITOIV9CbQ]
Os "red devils", recordistas de títulos de campeão de Inglaterra (20), tiveram uma última época desastrada (foram sétimos e falharam a qualificação europeia), após a retirada de Alex Ferguson e a chegada de David Moyes, e no recomeço esperava-se muito mais.
As expetativas eram altas com a chegada de Van Gaal, que levou a Holanda ao terceiro lugar no Mundial2014, mas a estreia do conceituado treinador holandês não foi auspiciosa, num jogo que levou mais de 75.000 espetadores a Old Trafford.
Van Gaal apostou naquilo que se esperava, uma linha defensiva de apenas três jogadores, Blackett, Smalling e Jones à frente do guarda-redes De Gea, mas o United viu-se em grandes dificuldades no setor mais recuado.
O Swansea marcou primeiro, no único golo na primeira metade, com o sul-coreano Sung-Yong Ki a aparecer liberto de marcação, no limite da grande área, e a fazer o 1-0, aos 28 minutos.
Na segunda metade, período em que Van Gaal colocou o extremo português Nani em campo, por troca com 'Chicharito' Hernandez, Wayne Rooney ainda empatou (aos 53), com um pontapé de bicicleta ao segundo poste, após um desvio de um companheiro de equipa.
O mesmo Rooney também atirou ao poste, de livre, mas seria o Swansea a marcar novamente, com o islandês Sigurdsson a aparecer sozinho junto à marca de penálti (72 minutos), com a defesa do United desorientada e batida em velocidade.
Fora dos planos de Van Gaal esteve o goleador Robin van Persie, ainda sem condição física e que nem se sentou no banco.
Ainda hoje, na primeira jornada, disputam-se mais cinco jogos, entre os quais a receção do Arsenal, vencedor da Supertaça [ao campeão Manchester City], ao Crystal Palace, enquanto Liverpool e City apenas jogam no domingo.
O Chelsea, de José Mourinho, estreia-se apenas na segunda-feira, dia em que visita o Burnley.