Empresas

Grupo Angeles lança OPA sobre Espírito Santo Saúde e oferece 4,30 euros por ação

O Ministério da Saúde confirmou entretanto que, em conjunto com o Ministério das Finanças, terá 30 dias para tomar uma decisão sobre a OPA. O negócio terá também de passar pela justiça luxemburguesa.

O Grupo Angeles lançou hoje uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) voluntária sobre a totalidade do capital da Espírito Santo Saúde, oferecendo 4,30 euros por cada ação, acima do valor de mercado.

O preço representa um prémio de 9% face à cotação de fecho desta terça-feira e avalia o grupo em 410 milhões de euros.

Os títulos da Espírito Santo Saúde (ESS) seguiam hoje a negociar no valor mais alto de sempre, nos 3,943 euros, antes de serem suspensos pela CMVM, que aguardava informações para divulgação ao mercado.

Após a divulgação do comunicado a oficializar a OPA, a CMVM deliberou o levantamento da suspensão da negociação das ações da Espírito Santo Saúde, S.A., «por terem cessado os motivos que justificaram a suspensão».

Numa resposta escrita enviada à TSF, o Ministério da Saúde explicou, entretanto, a que a operação será avaliada em conjunto com o ministério das Finanças e que terão 30 dias para tomar uma decisão sobre a OPA que o grupo mexicano Angeles anunciou sobre a Espírito Santo Saúde.

O Governo terá de verificar se o novo accionista cumpre os requisitos exigidos no contrato de gestão em parceria público-privada (PPP), uma vez que o grupo Espírito Santo Saúde controla o Hospital Beatriz Ângelo em Loures, que é uma PPP.

A RioForte, que detém 51% do capital da Espírito Santo Saúde, tem sede no Luxemburgo e como está em processo de insolvência, o negócio vai ter de passar também pela justiça luxemburguesa.

O grupo mexicano Angeles desenvolve atividade nas áreas de saúde, finanças, turismo e comunicação social.

Presidido por Olegario Vázquez Aldir, o grupo 100% mexicano tem vindo a afirmar-se com participações em vários segmentos, desde 1986, segundo a informação disponível na sua página oficial na Internet.

No setor da saúde, o grupo tem vindo a crescer nos últimos 20 anos e conta atualmente com 28 hospitais próprios, mais de 15 mil médicos e mais de 12.700 colaboradores.

Detém igualmente cerca de 3.324 consultórios médicos e fornece serviços de hospitalização a mais de 2 milhões de pessoas por ano. Ao nível das consultas externas, são atendidos mais de 5 mil utentes por ano.

Conta ainda com nove centros de diagnóstico (CEDIASA) na Cidade do México e na área metropolitana, com 492 equipas.

Na área financeira, o grupo detém três entidades: o Banco, a Casa de Bolsa e a Seguradora, subsidiária do Banco Multiva.

No setor da comunicação, a Angeles detém o Grupo Imagen Multimédia que engloba 20 estações próprias de rádio e mais de 70 filiadas no México e no sul da Europa, várias cadeias de televisão, o jornal diário Excélsior, com uma tiragem diária de 100 mil exemplares e várias páginas na Internet.

Por último, no setor do turismo, o Angeles é detentor do Grupo Real Turismo, que gere 41 hotéis dispersos por 27 cidades mexicanas e em El Paso, no Texas, Estados Unidos.