Ciência e Tecnologia

Cientista portuguesa distinguida pela revista MIT Technology Review

Reuters

A revista internacional MIT Technology Review divulgou hoje a nomeação, pela primeira vez, de uma cientista portuguesa para a sua lista anual de inovadores com menos de 35 anos, pelo seu trabalho no campo da biotecnologia e medicina.

Maria José Pereira, de 28 anos, é a primeira cientista portuguesa a fazer parte desta lista que todos os anos tenta perceber quem são os investigadores pioneiros nas tecnologias do Futuro.

Em entrevista à TSF, a investigadora licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra, explicou a invenção que permitiu a entrada na conceituada revista internacional.

Maria José Pereira contribuiu, nos Estados Unidos, para o desenvolvimento de um novo adesivo que funciona como uma cola e que permite reparar mais facilmente defeitos cardiovasculares que afetam seis bebés em cada mil nascimentos.

Este adesivo formado por um novo biomaterial vai simplificar consideravelmente o processo de reparação e reduzir a necessidade duma intervenção cirúrgica invasiva nos primeiros tempos de vida.

Ao contrário dos outros materiais, a tecnologia deste material permite-lhe aderir fortemente ao tecido e resistir à constante pressão exercida num órgão, como o coração, em presença de sangue.

Há mais de 10 anos que a revista MIT Technology Review, do Massachusetts Institute of Technology, reconhece as pessoas inovadoras que desenvolvem tecnologias com capacidade de transformar o mundo. Os nomeados deste ano vão ser incluídos na edição impressa da revista de setembro/outubro, que será distribuída a 2 de setembro.