O alerta é feito pela Ordem dos Psicólogos perante o anúncio da contratação de 214 psicólogos para as escolas. Ouvida pela TSF, a Ordem diz que Portugal ainda não está a cumprir os rácios internacionais.
O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou a contratação de 214 psicólogos para o ano letivo 2014/2015, mais 33 do que no ano letivo anterior.
Na opinião da tutela, a contratação destes 214 psicólogos garante a "cobertura integral" dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do ensino regular.
«O reforço que o Ministério da Educação e Ciência autorizou nesta contratação permite ainda aumentar para 71% o número de unidades orgânicas que contam com 1 ou mais técnicos de psicologia ao seu serviço no ano letivo 2014/2015», acrescenta a tutela.
Ouvida pela TSF, a Ordem dos Psicólogos diz que a contratação de mais profissionais para as escolas é positiva mas ainda não é suficiente.
Vítor Coelho, da direção da Ordem lembra que a totalidade dos profissionais contratados ainda fica aquém do rácio recomendado internacionalmente que é um psicólogo para mil alunos. Com a atual contratação o rácio em Portugal fica em um psicólogo para 1400 alunos.
O ministério da Educação garante que a contratação dos 214 psicólogos garante a cobertura integral dos agrupamentos de escolas.
No entanto, a Ordem dos Psicólogos lembra que os agrupamentos estão maiores e, por isso, o rácio mantém-se abaixo do desejável.