Economia

Portas defende necessidade de proteger crescimento e confiança na economia

O vice-primeiro-ministro garantiu que estará presente no Conselho de Ministros de terça-feira, onde serão discutidos os ajustamentos ao orçamento, e defendeu ser preciso proteger o crescimento e a confiança na economia.

Paulo Portas - que está em Maputo para se encontrar com o Presidente e alguns membros do Governo moçambicanos e participar na abertura da 50.ª Feira Internacional local - escusou-se a dizer que medidas vai apresentar para o orçamento retificativo, mas sublinhou manter a convicção nas políticas que tem defendido.

«O que lhe posso dizer é que estarei amanhã [terça-feira] no Conselho de Ministros, é esse o meu dever - que eu cumpro com gosto - e que tenho defendido que é muito importante que nós tenhamos políticas que protejam o crescimento e a confiança na nossa economia porque é isso que gera esperança nos nossos cidadãos», afirmou em declarações à agência Lusa.

O vice-primeiro-ministro escusou-a adiantar mais pormenores, alegando que quando está «em representação de Portugal no exterior», não faz «comentários sobre política interna».

O Conselho de Ministros reúne-se na terça-feira de forma extraordinária, para discutir o segundo Orçamento Retificativo deste ano e avaliar o impacto da decisão do Tribunal Constitucional relativa aos cortes salariais no setor público e à contribuição de sustentabilidade.

No domingo, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou que não serão debatidos aumentos de impostos na reunião dos ministros, assegurando que o Orçamento Retificativo não contempla matéria de natureza fiscal.

Ainda assim, Passos Coelho admitiu que serão precisos ajustamentos no orçamento e uma rearrumação da despesa dentro do Estado.