Saúde

Enfermeiros Centro Hospitalar de Lisboa Central em greve no turno da manhã

Os hospitais afectados são de São José, Capuchos, Santa Marta, Curry Cabral, maternidade Alfredo da Costa e Dona Estefânia.

Os enfermeiros dos hospitais de São José, Capuchos, Santa Marta, Curry Cabral, maternidade Alfredo da Costa e Dona Estefânia estão em greve esta terça-feira e vão paralizar durante o turno da manhã.

Os enfermeiros exigem a admissão de mais profissionais de enfermagem, respeitando dotações adequadas, e horários de trabalho nos termos da lei e normas regulamentares, designadamente compatíveis com a vida familiar e social e com tempos de descanso adequados.

Às 11h00 os enfermeiros reúnem-se no hospital São José para uma ação de denúncia. À mesma hora, o sindicato é recebido pelos responsáveis da Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS).

A ACSS vai revelar as conclusões de um levantamento que fez sobre o número de enfermeiros em falta. Ouvida pela TSF, Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros, receia que esse número seja bem diferente das contas feitas por quem trabalha no terreno.

Durante a tarde, o sindicato é recebido pelo secretário de estado adjunto, uma conversa que, segundo Guadalupe Simões, deverá estar centrada nos cuidados de saúde primários.