A judoca portuguesa venceu Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, por "ippon". Na final vai defrontar a japonesa Nae Udaka.
Telma Monteiro está apurada para a final dos mundiais de judo, na categoria de -57 kilos, onde vai defrontar a judoca japonesa Nae Udaka, 13ª do mundo, que na outra meia-final derrotou a francesa Pavia Automne (quarta), campeã da Europa, por "yuko".
Nas meias-finais, Telma Monteiro, 11ª do mundo, venceu por "ippon" a mongol Sumiya Dorjsuren, de apenas 23 anos, sétima da hierarquia mundial e vencedora este ano do Grande Prémio de Ulan-Bator.
Telma Monteiro controlou sempre o combate e chegou a ter uma vantagem de dois "shido" (castigos à adversária), mas a 1.13 minutos do final obteve um "ippon", garantindo desde logo a vitória.
Até chegar às meias-finais, Telma Monteiro começou por derrotar a cazaque Sevara Nishanbayeva, por ippon, em apenas 21 segundos, antes de bater, por yuko, a norte-americana Marti Malloy, desforrando-se assim da prematura eliminação nos Jogos Olímpicos Londres2012. Malloy, número três do "ranking" mundial e medalha de bronze em Londres, tinha acabado de deixar pelo caminho a japonesa Kaori Matsumoto, atual campeã olímpica.
No terceiro combate, Telma Monteiro impôs-se à suíça Fabienne Kocher, em 39 segundos, também por ippon, depois de um waza-ari. Na meia-final, a judoca portuguesa, de 28 anos, defronta a mongol Sumiya Dorjsuren, de apenas 23 anos, sétima da hierarquia mundial e vencedora este ano do Grande Prémio de Ulan-Bator.
A judoca do Benfica, três vezes vice-campeã do Mundo, tem já assegurada uma nova medalha de prata, depois de ter alcançado três pratas (Tóquio 2010, Roterdão 2009 e Rio de Janeiro 2007) e um bronze (Cairo 2005).
O Campeonato do Mundo de Judo decorre esta semana em Chelyabinsk, na Rússia.