O jornal Faro de Vigo noticiou que só na Galiza estão em falta 40 mil condutores espanhóis e que em Pontevedra estão a ser processadas cinco mil cobranças.
Cerca de 300 mil espanhóis estão a ser notificados para pagar portagens em dívida quando passaram nas autoestradas portuguesas, noticiou o jornal Faro de Vigo.
O jornal, que cita um responsável da empresa intermediária da Ascendi e da Brisa na cobrança de portagens não pagas, adianta que só na Galiza estão em falta 40 mil condutores espanhóis e que em Pontevedra estão a ser processadas cinco mil cobranças.
O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola adiantou que até agora não tem recebido, muito embora admita que o pagamento das portagens nas antigas SCUT são uma dor de cabeça para os espanhóis.
Ouvido pela TSF, Henrique Santos que os problemas que os espanhóis mais enfrentam é no Algarve, porque apenas há um controlo eletrónico e não há uma paragem onde se possa pagar a portagem.
«É difícil para as pessoas que não estão habituadas, especialmente em Espanha, a esse controlo», acrescentou o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, que entende que esta «situação deve ser vigiada com cuidado».
A Brisa e a Ascendi, que não divulgam o total das portagens por pagar, estão a reclamar este valor não pago desde 2009. Se a dívida não for regularizada em 15 dias, o caso pode seguir para tribunal.