Os ingredientes da receita tradicional: toneladas de tomate, milhares de pessoas, Buñol, Valência, Espanha. A Tomatina fez 69 anos e juntou 22 mil pessoas que respiraram, comeram, beberam e mergulharam no vermelho do tomate.
Depois dos ingredientes, as doses da receita de 2014: 14 toneladas e tomate e 22 mil pessoas, em Buñol. A cidade espanhola acolheu a famosa Tomatina, ou a guerra do tomate, que invade o centro de vermelho. À edição número 60, a tradição foi cumprida religiosamente.
[youtube:Gyu0DpRcWDI] .
O tomate deslizou pelas ruas com a multidão aos molhos a brincar e a disfrutar de um dia que nasceu da forma mais inesperada. Tudo começou com uma zaragata junto a uma banca de legumes. Com ironia, os jovens de Buñol decidiram recordar o episódio durante o período em que Espanha esteve nas mãos de Franco. Até hoje.
[youtube:45qO9jX8iTs] .
A originalidade e a diversão da Tomatina percorreram mundo e hoje o evento é um postal turístico de Buñol, em Valência. Atrai dezenas de jornalistas nacionais e estrangeiros, com direito a um programa especial na BBC, e uma produtora de Hollywood já lá filmou uma cena.
[youtube:Pz0SYLKmuu4]
Este ano, o bilhete custou 10 euros. Os australianos foram os turistas que mais procuraram a Tomatina, seguidos dos britânicos e dos japoneses. Quando se entra na festa, vale tudo.
[youtube:cJC13PkAz0Q]
A Tomatina realiza-se na última quarta-feira de agosto e faz parte do programa das festas de Buñol.